PAINELISTAS E MODERADORES

Leonardo Roque Correia

Leonardo Roque Correia

Fundação Lemann

Coordenador da área de tecnologias educacionais da Fundação Lemann, Leonardo é advogado formado em Direito pela UERJ e internacionalista, formado pela faculdade Ibmec-RJ. Trabalhou no setor privado como consultor para a empresa de tecnologia APPI e no terceiro-setor, nas organizações GlobalGiving e Médicos Sem Fronteiras. Leonardo também fundou o projeto Salgueiro Sustentável, com o objetivo de disseminar práticas de educação para sustentabilidade para habitantes do Morro do Salgueiro, no Rio de Janeiro. Atualmente, coordenando a área de tecnologia da Fundação Lemann, tem trabalhado junto ao seu time para fomentar tecnologias educacionais que impactem positivamente a aprendizagem de jovens de escola pública de todo o Brasil.

Lucia Dellagnelo

Lucia Dellagnelo

Centro de Inovação da Educação Brasileira - CIEB

Lucia Dellagnelo é mestre e doutora em Educação pela Universidade de Harvard.
Atualmente é Diretora Presidente do Centro de Inovação para Educação Brasileira-CIEB. Atuou como consultora do Banco Mundial e de fundações nacionais e internacionais na área da educação e desenvolvimento humano. Foi Secretária de Estado da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina, onde coordenou a elaboração e implantação de políticas públicas nas áreas de desenvolvimento sustentável, desenvolvimento econômico, inovação, educação para sustentabilidade, empreendedorismo e meio ambiente.
Fundadora do ICom-Instituto Comunitário Grande Florianopolis e co-fundadora do Social Good Brasil.

David Kaufman

David Kaufman

Simon Fraser University/Vancouver – Canadá

David Kaufman pertence ao corpo docente das universidades Concordia, Saint Mary’s, Dalhousie e Simon Fraser, nos cursos de Engenharia, Ciência da Computação e Educação. É coordenador do curso de Design para a Agência BC Open Learning e Professor e Diretor de Educação Médica na Faculdade de Medicina de Dalhousie. Em 1998 recebeu o Prêmio de Liderança Instrucional da Universidade Dalhousie. Proferiu mais de 200 palestras e workshops em universidades da América do Norte, Europa, Ásia, África, Oriente Médio e América do Sul. Possui cerca de 100 artigos publicados e três livros. É revisor de várias revistas. Presta serviços para agências de fomento e associações profissionais e já recebeu mais de 3 milhões de dólares em financiamentos. Entre 2001 e 2008, foi diretor do Centro de Desenvolvimento de Aprendizagem & Instrucional da Universidade Simon Fraser e atualmente é professor na Faculdade de Educação.

Mauro Carballo

Mauro Carballo

Plano Ceibal - Uruguai

Professor da Universidade de Londres e da Universidade ORT do Uruguay, estou no Canadá, Estados Unidos, Italia, Inglaterra e Uruguai.
É empreendedor por natureza, líder de Projetos e Chefe de Plataformas Educativas do Plano Ceibal. Baseado em uma profunda visão da igualdade e da oportunidade, o Plano Ceibal tem ênfase na inclusão social como um meio para modificar a aprendizagem, a educação e a infraestrutura tecnológica do Uruguai. Recentemente tem se dedicado a estudar tendências de Big Data em educação.

Celson Pantoja Lima

Celson Pantoja Lima

Universidade Federal do Oeste do Pará

Pós-doutorado no grupo Industrial Performance Center (IPC) do Massachusetts Institute of Technology (MIT) em Cambridge, Estados Unidos, de Janeiro de 2014 a Dezembro de 2015, atuando essencialmente num projeto da Confederação Nacional da Indústria, liderado pelo SENAI, focado em inovação para a Indústria Brasileira. Pós-doutorado junto ao Centre Scientifique et Technique Du Batiment, CSTB, Sophia Antipolis, França (2002), atuando na área de Gestão do Conhecimento. Ainda no CSTB trabalhou como pesquisador atuando essencialmente em projetos Europeus de pesquisa, entre Abril de 2002 e Dezembro de 2007. Foi professor da Universidade Nova de Lisboa, no departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores entre Janeiro de 2008 e Fevereiro de 2001. Desde Fevereiro de 2011 é Professor do Programa de Computação na Universidade Federal do Oeste do Pará e atualmente responde pela Coordenação do Programa de Doutoramento da UFOPA intitulado Sociedade, Natureza e Desenvolvimento (PPGSND). De Junho de 2012 a Novembro de 2013 ocupou o cargo de Diretor do Instituto de Engenharia e Geociências da UFOPA.

Alexandra Okada

Alexandra Okada

Open University - Inglaterra

Pós doutora pela The Open University United Kingdom OU-UK (2008). Possui graduação em Curso Superior de Tecnologia em Computação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1988), especialização em Licenciatura Formação de Professor Ens Fund. Médio pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1997), mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001) e doutorado em Curso de Pós-Graduação Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Atualmente é pesquisadora professora do Knowledge Media Institute (KMi OU-UK) e coordenadora da comunidade internacional de pesquisa CoLearn OU-UK, professora visitante do curso de MBA online da Fundação Getúlio Vargas – RJ . Tem experiência na área de Ciência da Computação e Educação com ênfase em Tecnologias de Comunicação e Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: Cartografia Cognitiva, Ambientes Virtuais de Aprendizagem e Conhecimento em Rede.

Giovanni Farias

Giovanni Farias

Consultor e Pesquisador

Giovanni Farias é consultor sênior em Educação Online, atuando na área desde 1997. É engenheiro eletricista pela UFPB, mestre em Engenharia Elétrica pela UFCG, especialista em Gestão de Educação a Distância pela UFJF, doutor em Educação a Distância pela Athabasca University/Canadá e doutorando em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela UFSC. Em 2013 foi premiado pelo órgão governamental canadense Alberta Innovates Technology Futures, como melhor pesquisa de doutorado do ano ($60,000.00), o que subsidiou toda sua pesquisa em uso de tablets educacionais para educação básica. Foi o primeiro Moodle Certified Partner no Brasil, tendo em 2006 apresentado este ambiente virtual de aprendizagem para o Ministério da Educação, tornando-o política de governo e viabilizando a disseminação do uso da ferramenta em toda a rede pública de ensino superior e, consequentemente, em todo o setor educacional no Brasil. Tem em seu portfólio de clientes diversos órgãos, instituições e autarquias federais e estaduais, corporações, forças armadas, universidades e escolas. Atualmente, além de continuar provendo consultoria e serviços em educação online (relacionados ou não com o Moodle), desenvolve pesquisa de doutorado no grupo de pesquisa de mídia e conhecimento do EGC-UFSC (CNPq), do qual também faz parte, bem como desenvolve produtos tecnológicos e metodologias para aprimorar processos de educação online.

Diego Calegari

Diego Calegari

Gerência de Cidades Inteligentes - Prefeitura de Joinville/SC e Politize!

Graduado e mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Enquanto universitário, assumiu posições de liderança no Movimento Empresa Júnior, chegando à Presidência da Brasil Júnior – Confederação Brasileira de Empresas Juniores. Nessa condição, também foi membro do CONJUVE – Conselho Nacional da Juventude, órgão de discussão e formulação de políticas públicas voltadas para a juventude brasileira, vinculado diretamente à Presidência da República, na cadeira de jovens empresários.  Enquanto formado, trabalhou nas áreas de educação, tecnologia e gestão, e empreendeu em dois negócios: Voe Gestão de Ideias e Veterana Marketing Universitário, ambas com sede em Florianópolis e atuação nacional.  Sua pesquisa de mestrado resultou no livro “Planejamento e estratégia das escolas: o que leva as escolas a ter alto desempenho”, publicado pela editora Atlas, em co-autoria com o Profº Maurício Fernandes Pereira. Foi Diretor de Tecnologia e Inovação da Secretaria Estadual de Educação de SC e atualmente é empreendedor do Politize!, start-up de impacto que visa usar a tecnologia para tornar aprender sobre política algo fácil e divertido.

Soraia Shutel

Soraia Shutel

Sonata Brasil

Co-fundadora e CEO da Sonata Brasil. Consultora e mentora de jovens empreendedores. Professora da escola de gestão da UNISINOS. Professora da Escola de Você, portal de educação on line que promove a auto estima e empreendedorismo de mulheres no Brasil, que já atingiu mais de 300 mil alunas. Doutora em Administração pela UFRGS, realizou seu estágio doutoral junto a HEC Montreal-Canadá. Pesquisadora na área de Aprendizagem Transformadora e Desenvolvimento Sustentável. Especialista em Psicologia Social pela Universidade estatal de São Petersburgo-Rússia. Experiência acadêmica e profissional em mais de 25 países como Itália, China, Rússia, Bélgica, Canadá, Estados Unidos, França, Letônia entre outros. Participou de eventos na sede da ONU e da UNESCO. Recebeu prêmio na sede da ONU em Genebra por suas pesquisas em educação e desenvolvimento sustentável. Palestrou para o TEDx São Paulo em 2016.

Márcio Jappe

Márcio Jappe

Semente de Negócios

Graduado em Adminstração pela UFSM e Mestre em Inovação e Sustentabilidade pela EA/UFRGS, foca sua energia no desenvolvimento de organizações inovadoras e de alto impacto. Foi Diretor da Aceleradora de Negócios Sociais da Artemisia, consultor na McKinsey & Company, analista de sustentabilidade no ABN AMRO na Holanda e Microsoft na Espanha, além de Presidente da AIESEC no Brasil, onde também coordenou o Conselho Supervisor. É sócio fundador e CEO da Semente Negócios.

Marina Nakayama

Marina Nakayama

Universidade Federal de Santa Catarina

Professora titular do Departamento de Engenharia do Conhecimento da UFSC. Doutorado em administração na UFRGS, com estágio na HEC-Montreal-Canadá, concluído em 1997. Mestrado em Administração pela UFRGS e graduação em psicologia. Pesquisa e orienta na área de gestão e mídia do conhecimento, compartilhamento do conhecimento, ensino à distância, gestão de pessoas e inovação (foco em relações interpessoais) trans inteligência e desenvolvimento de novas aptidões, confiança no ambiente organizacional e de aprendizagem, recursos educacionais e cocriação. Coordenadora do grupo de pesquisa NEOGAP (Núcleo de Estudos e Observação em Gestão, Aprendizagem e Pessoas) e membro do NEDECC- Núcleo de Estudos e Desenvolvimentos em Conhecimento e Consciência – UFSC. Tem como foco de especialidade em grounded theory. Coordenadora do programa Aluno Integrado-UFSC-MEC, coordena projetos relacionados com experiências de co aprendizagem, REA, produção acadêmica e livro eletrônico.

Helton Souto

Helton Souto

Instituto Ayrton Senna

Helton Souto é graduado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista – “Julio de Mesquita Filho”, e mestre em Gestão de Políticas Públicas, Educação e Participação pela Fundação Getúlio Vargas. Atualmente é gerente de projetos sênior, voltados ao Desenvolvimento de Soluções Educacionais e Tecnológicas. Também é responsável pela articulação com Secretarias de Educação para a implementação de projetos de Educação Integral em redes públicas de ensino fundamental e médio.

Márcio Vieira de Souza

Márcio Vieira de Souza

Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Comunicação Social (Habilitação- Jornalismo) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1985), especialização em Educação (2), Mestrado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995) e Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). É professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) onde é um dos lideres do Grupo de Pesquisa de Mídia e Conhecimento da UFSC (CNPq) e atua no Departamento de Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGC-UFSC) e como professor nos Programas de Pós-graduação em Tecnologia da Informação e Comunicação (PPGTIC-UFSC) e no Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC-UFSC).

Adriana Loch

Adriana Loch

SEBRAE Santa Catarina

Empresária, diretora da Clarius. Facilitadora Líder do Programa Empretec, parceria da ONU com SEBRAE desde 2003. Capacitou mais de 11000 profissionais (presencial e on line). Possui mais de 10.000 horas de treinamento, mais de 700 horas de consultoria e mais de 300 palestras realizadas. Consultora credenciada ao SEBRAE/SC e AM. Desenvolveu metodologias para capacitação, palestras e consultorias em empreendedorismo e liderança. Fundadora do Programa Mulheres Equilibristas: carreira, família e sonhos. Co-autora de 6 artigos de Empreendedorismo publicados em livro. Administradora formada pela UNIOESTE, pós-graduada em Consultoria Empresarial e Gedista do Programa Psicologia Aplicado à negócios.

Marco Antônio Murara

Marco Antônio Murara

SEBRAE Santa Catarina

Possui graduação em Administração, especialista em Gestão de Pequenos Negócios pela FIA/SP e em Comunicação Integrada de Marketing pela Católica de Santa Catarina e Mestrado em Administração pela PUC Paraná. Leciona em cursos de graduação e pós-graduação desde 1991, a frente de disciplinas como: Empreendedorismo, Gestão de Relacionamento com o cliente e Estratégia em Pequenos Negócios. Ministrou palestras sobre Empreendedorismo, Marketing e Estratégia em Pequenos Negócios na Argentina (2004), Peru (2011), Estados Unidos (2011 e 2013). Em 2015, também realizou diversas palestras sobre Atendimento a Clientes em Goiânia, Macapá, Belém, Campo Grande, Teresópolis e Maceió. Além da docência, Marco Antonio Murara. E, por fim, atua como gestor do Sebrae SC – unidade Jaraguá do Sul desde 2005.

Ida Luciana Martins Noriler

Ida Luciana Martins Noriler

SEBRAE Santa Catarina

Possui graduação em Administração pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2003) e Mestrado em Gestão Moderna de Negócios pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2005). Cursou MBA Executivo em Recursos Humanos pelo Instituto Nacional de Pós Graduação. Atualmente é sócia da Noriler Consultoria e Instrutoria, e atua como docente no curso de Graduação em Engenharia Química da Fundação Universidade Regional de Blumenau.  Possui seis prêmios de referência estadual em Plano de Negócio. Atua como consultora e instrutora do Sebrae desde 2003.

Moisés Zylbersztajn
Colégio Santa Cruz – São Paulo

É Pedagogo formado pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, e Master in Business pela U21G Singapore. Atualmente desenvolve consultorias em educação digital para editoras, fundações e órgãos públicos, sendo um de seus projetos o trabalho no Cluster de Educação do Estado de Santa Catarina desenvolvendo um portofólio inteligente de soluções para as escolas públicas. Trabalha ainda regularmente na formação de professores em robótica e programação para atuação em comunidades carentes. É o coordenador de Tecnologia aplicada à Educação e Biblioteca no Colégio Santa Cruz em São Paulo, onde é responsável por uma equipe de 15 profissionais que atuam junto aos mais de 150 professores do colégio na elaboração e execução de atividades pedagógicas mediadas por tecnologia.

×
Marina Nordi Castellani
Escola Lumiar – São Paulo

É pedagoga formada pela PUC-SP. Desde 1999 atua como educadora de estudantes de 0 a 15 anos. Começou trabalhando com ensino de segunda língua na metodologia fundamentada em Language Acquisition e logo se encantou com a perspectiva de educação de escolas que têm propostas inovadoras e democráticas. Desde 2003, dedica-se profissionalmente a isso, transitando por pesquisas relacionadas à gestão participativa nas escolas como meio para o engajamento de crianças e jovens em seu processo escolar e de formação. Desde 2003 está na Escola Lumiar, eleita uma das 12 escolas mais inovadoras do mundo pela Microsoft, UNESCO e Standford University, sendo os últimos 5 anos como Diretora Pedagógica e Administrativa.

×
Mila Gonçalves

Gerente de Projetos Sociais da Fundação Telefônica Vivo, no Brasil. Psicóloga e Mestre em Ciências da Comunicação pela USP. Especialista em Gestão e Produção em EAD pela Universidade Carlos III de Madri. Integrou a equipe do Laboratório de Pesquisa sobre Infância, Imaginário e Comunicação (LAPIC-ECA/ USP) de 1998 a 2009, e do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC), de 2000 a 2010. Já atuou como consultora em projetos de Educação e TIC, como professora Universitária e em Pós-graduação.

×
Raymundo Carlos Machado Ferreira Filho
Prêmio Professores do Brasil – Pelotas

É doutor em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, foi Coordenador Geral de Tecnologias da Educação da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação e é hoje filiado ao Campus Visconde da Graça (CAVG) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino e Gestão e Monitoramento de Políticas Públicas para Educação Básica.

×
Maria Slemenson
Instituto Natura – São Paulo

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007). Tem experiência como professora de Educação Infantil e atualmente é Gerente do Instituto Natura, organização que executa e apoia projetos voltados à melhoria da Educação Básica da rede pública, no Brasil e na América Latina, que sejam pautados na eficácia da aprendizagem, na equidade de resultados e na coesão social.

×
Adriana Martinelli Carvalho
LED – São Paulo

Formada em Fonoaudiologia, pela PUC-SP com especialização em Psicopedagogia – Teoria e Prática e em Novas Tecnologias de Comunicação Aplicadas à Educação pela Escola do Futuro/USP. Foi coordenadora da Área de Educação e Tecnologia do Instituto Ayrton Senna de 1999 até início de 2013. Certificada em Life Coaching pela SLAC Sociedade Latino Americana de Coaching. Diretora da Agência de Inovação da Faculdade Singularidades, sócia-fundadora do LED – Laboratório de Experimentações Didáticas e empreendedora da MEIO – Novas Didáticas e Novos Negócios.
www.meio.etc.br

×
André Gravatá
Virada Educação – São Paulo

É graduado em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, e em 2012 criou o Coletivo Educ-Ação, organização pela qual passou a promover dinâmicas e discussões sobre o tema da inovação em educação em colégios de São Paulo. É Entusiasta do Projeto Virada Educação, que tem por objetivo provocar novas apropriações de um território em direção à construção coletiva de uma comunidade mais conectada, e que percebe o aprender e o ensinar espalhados por todos os lugares.

×
Alexandre Rodrigues
Projeto GENTE – Rio de Janeiro

Atua nas séries iniciais do Ensino Fundamental, é licenciado em Geografia, Pós-graduado em Gênero e Sexualidade pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, e professor da Rede Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro desde 2004. Desde 2013, atua como Gestor Operacional do Projeto GENTE – Ginásio Experimental de Novas Tecnologias Educacionais. Possui experiência em Formação de Professores e atuação com Jovens e Adolescentes e uso de tecnologias, o que se apresenta como facilitador no entendimento de características da juventude e mudança de paradigmas nos processos educacionais.

×