Evento trará palestrantes nacionais e oficinas para mostrar a educadores as principais tendências para o futuro do ensino

Santa Catarina sedia em 22 de outubro de 2015 a primeira edição do Encontro Nacional de Inovação na Educação – Educação Fora da Caixa, para levar aos educadores as discussões mais atuais sobre tendências e mudanças necessárias à educação do futuro. O evento é uma realização da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina (SDS), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Vertical Educação da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) e Rede Catarinense de Inovação (RECEPETi).

O Centro de Inovação ACATE – CIA Primavera, em Florianópolis, irá receber os participantes com palestras e painéis ministrados por referências nacionais em educação. Participações de Instituto Natura, Fundação Telefônica Vivo, Prêmio Professores do Brasil, Escola Lumiar, Colégio Santa Cruz e os projetos Gente e Virada Educação estão na programação. O evento nacional também contará com o lançamento do Programa Educação Fora da Caixa, voltado à inovação nas escolas em Santa Catarina.

O dia de debates servirá como oportunidade para ofertar oficinas aos educadores e apresentar a eles recursos tecnológicos mapeados pelo Cluster de Inovação em Educação de Santa Catarina. A iniciativa da SDS, em parceria com a RECEPETI, visa integrar atores do governo, das empresas e de instituições de ensino superior no Estado a fim de estimular a cooperação e melhorar a educação.

“Para que os Centros de Inovação tenham êxito, estamos desenvolvendo uma série de ações que visam estimular e disseminar a cultura da inovação, despertando na sociedade, estudantes, empresários e Governo o interesse e atenção pelo tema, preparando nosso Estado para a economia do futuro, a economia do conhecimento”, disse o secretário da SDS, Carlos Chiodini.

Outro ponto alto do encontro será a reunião de educadores, empresários, representantes de universidades e governo para traçar um diálogo produtivo e inspirar a sociedade sobre como deve ser a educação neste século e como tornar as aspirações uma realidade.

Segundo o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da SDS, Jean Vogel, Santa Catarina possui um grande ecossistema inovador que, com a concretização dos Centros de Inovação, irá ganhar um grande impulso. “Entretanto, não basta construir prédios. Inovação se faz com conhecimento, e é neste sentido que estamos desenvolvendo ações e eventos como este, que visam aproximar e debater o tema inovação junto com a comunidade”, salientou.

O Encontro Nacional de Inovação na Educação – Educação Fora da Caixa tem como apoiadores: Secretaria de Estado da Educação (SED), Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC), Instituto Internacional de Inovação (I3), Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE-SC). A programação completa e as informações sobre inscrições estão disponíveis no site oficial http://eduforadacaixa.com.br/.

Moisés Zylbersztajn
Colégio Santa Cruz – São Paulo

É Pedagogo formado pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, e Master in Business pela U21G Singapore. Atualmente desenvolve consultorias em educação digital para editoras, fundações e órgãos públicos, sendo um de seus projetos o trabalho no Cluster de Educação do Estado de Santa Catarina desenvolvendo um portofólio inteligente de soluções para as escolas públicas. Trabalha ainda regularmente na formação de professores em robótica e programação para atuação em comunidades carentes. É o coordenador de Tecnologia aplicada à Educação e Biblioteca no Colégio Santa Cruz em São Paulo, onde é responsável por uma equipe de 15 profissionais que atuam junto aos mais de 150 professores do colégio na elaboração e execução de atividades pedagógicas mediadas por tecnologia.

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Marina Nordi Castellani
Escola Lumiar – São Paulo

É pedagoga formada pela PUC-SP. Desde 1999 atua como educadora de estudantes de 0 a 15 anos. Começou trabalhando com ensino de segunda língua na metodologia fundamentada em Language Acquisition e logo se encantou com a perspectiva de educação de escolas que têm propostas inovadoras e democráticas. Desde 2003, dedica-se profissionalmente a isso, transitando por pesquisas relacionadas à gestão participativa nas escolas como meio para o engajamento de crianças e jovens em seu processo escolar e de formação. Desde 2003 está na Escola Lumiar, eleita uma das 12 escolas mais inovadoras do mundo pela Microsoft, UNESCO e Standford University, sendo os últimos 5 anos como Diretora Pedagógica e Administrativa.

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Mila Gonçalves

Gerente de Projetos Sociais da Fundação Telefônica Vivo, no Brasil. Psicóloga e Mestre em Ciências da Comunicação pela USP. Especialista em Gestão e Produção em EAD pela Universidade Carlos III de Madri. Integrou a equipe do Laboratório de Pesquisa sobre Infância, Imaginário e Comunicação (LAPIC-ECA/ USP) de 1998 a 2009, e do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC), de 2000 a 2010. Já atuou como consultora em projetos de Educação e TIC, como professora Universitária e em Pós-graduação.

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Raymundo Carlos Machado Ferreira Filho
Prêmio Professores do Brasil – Pelotas

É doutor em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, foi Coordenador Geral de Tecnologias da Educação da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação e é hoje filiado ao Campus Visconde da Graça (CAVG) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino e Gestão e Monitoramento de Políticas Públicas para Educação Básica.

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Maria Slemenson
Instituto Natura – São Paulo

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007). Tem experiência como professora de Educação Infantil e atualmente é Gerente do Instituto Natura, organização que executa e apoia projetos voltados à melhoria da Educação Básica da rede pública, no Brasil e na América Latina, que sejam pautados na eficácia da aprendizagem, na equidade de resultados e na coesão social.

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Adriana Martinelli Carvalho
LED – São Paulo

Formada em Fonoaudiologia, pela PUC-SP com especialização em Psicopedagogia – Teoria e Prática e em Novas Tecnologias de Comunicação Aplicadas à Educação pela Escola do Futuro/USP. Foi coordenadora da Área de Educação e Tecnologia do Instituto Ayrton Senna de 1999 até início de 2013. Certificada em Life Coaching pela SLAC Sociedade Latino Americana de Coaching. Diretora da Agência de Inovação da Faculdade Singularidades, sócia-fundadora do LED – Laboratório de Experimentações Didáticas e empreendedora da MEIO – Novas Didáticas e Novos Negócios.
www.meio.etc.br

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André Gravatá
Virada Educação – São Paulo

É graduado em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, e em 2012 criou o Coletivo Educ-Ação, organização pela qual passou a promover dinâmicas e discussões sobre o tema da inovação em educação em colégios de São Paulo. É Entusiasta do Projeto Virada Educação, que tem por objetivo provocar novas apropriações de um território em direção à construção coletiva de uma comunidade mais conectada, e que percebe o aprender e o ensinar espalhados por todos os lugares.

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Alexandre Rodrigues
Projeto GENTE – Rio de Janeiro

Atua nas séries iniciais do Ensino Fundamental, é licenciado em Geografia, Pós-graduado em Gênero e Sexualidade pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, e professor da Rede Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro desde 2004. Desde 2013, atua como Gestor Operacional do Projeto GENTE – Ginásio Experimental de Novas Tecnologias Educacionais. Possui experiência em Formação de Professores e atuação com Jovens e Adolescentes e uso de tecnologias, o que se apresenta como facilitador no entendimento de características da juventude e mudança de paradigmas nos processos educacionais.

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